:


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

:::

::::

:::::

Escalas Termotermicas

                                


http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1360&bih=560&tbm=isch&tbnid=NZs7L7rISj__QM:&imgrefurl=http://www.fisicanet.com.ar/fisica/termoestatica/ap03_termoestatica.php&docid=Ra3SP9riueH1kM&imgurl=http://www.fisicanet.com.ar/fisica/termoestatica/ap1/escalas02.gif&w=364&h=257&ei=AgRWT7CEJonqgQfu7tmzCg&zoom=1&iact=hc&vpx=845&vpy=258&dur=16954&hovh=189&hovw=267&tx=128&ty=76&sig=102965483260074698037&page=2&tbnh=156&tbnw=221&start=25&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:25


                                                               A Escala Celsius

 construída em 1742, pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou para o ponto de fusão de gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100 (cem). Dividiu-se o intervalo obtido entre os pontos fixos em cem partes iguais, em que cada parte corresponde à uma unidade da escala e foi denominada de grau Celsius, cujo símbolo é o °C.    
                
                              

Como o intervalo entre os pontos fixos dessa escala foi dividido em cem partes iguais, ela recebeu o nome de escala centígrada ou centesimal e, atualmente, a escala Celsius é a mais utilizada em todo o mundo.

www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/escala-celsius.asp

A Escala Celsius é a mais comum entre todas, foi criada em 1742 pelo astrônomo sueco Anders Celsius. Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água, ou seja, 0° para o ponto de fusão de gelo e 100° para o ponto de ebulição da água.

                                                          Escala Fahrenheit


 Daniel Gabriel Fahrenheit, o inventor do termômetro de mercúrio, foi o inventor dessa escala por volta dos anos de 1742. Ele em seus estudos obteve uma temperatura de 32°F para uma mistura de água e gelo, e uma temperatura de 212°F para a água fervente. Assim, na escala Fahrenheit a água vira gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa.
 Ao compararmos os pontos fixos escolhidos por Fahrenheit e Celsius, temos para o ponto de fusão do gelo, sob pressão de 1 atmosfera, o valor 32 °F e para o ponto de vapor da água, também sob pressão de 1 atmosfera, o valor 212 °F; o intervalo dividido em 100 partes iguais pelo sueco (Celsius) é dividido em 180 partes iguais naescala Fahrenheit.





http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/escala-fahrenheit.asp
                                                             
http://www.alunosonline.com.br/fisica/escalas-termometricas.html

                                             Escala Kelvin e o zero absoluto

 Como já foi dito, a temperatura mede o grau de agitação das moléculas, sendo assim a menor temperatura corresponde à situação na qual essa agitação cessa. Esse é denominado de zero absoluto. Na prática esse ponto é impossível de se alcançar, contudo, esse valor foi alcançado teoricamente na escala Celsius e corresponde a um valor igual a -273,15°C (aproximadamente -273). Willian Tomson, que viveu entre os anos de 1824 a 1907, durante a realização de experimentos verificou que se o volume de um gás for mantido constante, a sua pressão seria reduzida a uma razão de 1/273 do valor inicial para uma variação de -1°C na temperatura. Assim, ele concluiu que se o gás sofresse uma redução de temperatura de 0°C para -273°C, a sua temperatura reduziria a zero. A esse valor de -273°C ficou conhecido como zero absoluto. Kelvin atribuiu o zero da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius.



                                                           
 Para converter da escala Celsius para a escala Kelvin podemos utilizar a seguinte relação: 

θC = θK – 273 ou θK = θC + 273 
 Onde θC e θK fazem referência a uma temperatura qualquer na escala Celsius e na escala Kelvin, respectivamente.


http://www.brasilescola.com/fisica/conversao-entre-as-escalas.htm

http://www.alunosonline.com.br/fisica/escalas-termometricas.html

                                                            Escala Rankine

 Essa escala é considerada absoluta, ou seja, seu zero concorda com o zero absoluto. Essa escala que usa o °F como uma unidade de variação de temperatura.


 Devemos saber que a temperatura de zero absoluto, vale aproximadamente - 460 °F, e com isso temos:

                                           



www.colegioweb.com.br › Física › Termometria